terça-feira, 17 de junho de 2008

On the road

Prateleiras ao entardecer.

Nesta última semana dei um rolê pelas vias clássicas do RJ com o Michel Abdelnur. Escalamos o Pão de Açúcar pela Italianos, com direito a rajadas inacreditáveis de vento frio, o Corcovado pela linda K2, ligando o turbo pra chuva não nos alcançar, o Dedo de Deus pela Leste. Passando por Itamonte, pegamos o Felipe e a Tatá e tiramos dois dias de escalada em Itatiaia pro Michel conhecer Prateleiras e Agulhas Negras.

Dedo de Deus.

Cabos na aproximação do Dedo de Deus.


Chegando a caverna da Maria Cebola.


Felipe Guimarães e Michel no topo da pedra do Tubarão em Prateleiras.

Sexto sentido na pedra do Tubarão em Prateleiras.

Oba-oba nas Agulhas Negras. SHOW!

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Encontro de Escaladores da Serra do Lenheiro

Marcel Rainier guiando Guerra e Paz.
Poucos lugares são tão prezeirosos de escalar quanto a Serra do Lenheiro. Tanto pelo alto astral da galera que frequenta o lugar, quanto pelas lindas vias conquistadas e equipadas na mais pura ética tradicional.
Neste final de semana aconteceu o VII Encontro de Escaladores da Serra do Lenheiro, e mais uma vez tive a oportunidade de curtir o lugar e reencontrar amigos. Foi muito bom!
Durante o sábado a noite aconteceram palestras de Bernardo Collares, Escalada das Minas e eu fiz uma também. Esse é outro ponto muito positivo dos eventos, que possibilita a troca de informações entre os praticantes.

Bernardo Collares na Lua de Mel e Márcio Bruno na Esalianos.
Para completar, junto com o Luis Claudio, Tadeu, Marcel, Felipe e galeras de Caxambú e do Centro de Montanhismo Sanjoanense, foram abertas 3 novas linhas na falésia do Caburú. Duas das rotas comproteções fixas e outra toda em móvel.

Uma das novas linhas no Caburú.
Valeu galera do CSM pela organização e união, necessárias para fazer um encontro tão bacana.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Silvério Nery defende a regulamentação do montanhismo pelas instituições esportivas

Especialistas defendem ampliação de debate sobre projeto que regulamenta esportes radicais no Senado Federal.
Silvério Nery, presidente da CBME é o quinto da esquerda para a direita.

A discussão sobre o projeto de lei do Senado que estabelece regras para a prática de esportes radicais ou de aventura deve ser ampliada para que pontos da proposta sejam mais bem esclarecidos. Essa foi a manifestação de especialistas em esportes radicais que participaram, nesta quarta-feira (4), de um debate sobre a matéria na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). O relator, senador Raimundo Colombo (DEM-SC), prometeu promover novas discussões, mas afirmou que os esportes radicais e de aventura necessitam ser regulamentados. Para o senador, é preciso dar mais segurança aos praticantes, além de garantir equipamentos e insumos de qualidade.
O presidente da Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME), Silvério José Nery Filho, disse que os equipamentos usados no país para a prática de esportes radicais ou de aventura são de boa qualidade e estão de acordo com os padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Ele informou que, de acordo com estatísticas, dentro do setor de montanhismo e escalada, em cada seis anos é registrada apenas uma fatalidade.
Já o presidente da Confederação Brasileira de Pára-Quedismo (CBPQ), Jorge Derviche Filho, informou que o esporte já possui regulamentação, enquanto Flávio Padaratz - o Teco - bicampeão mundial de surfe, advertiu que o projeto, como está elaborado, poderia gerar "conseqüências drásticas" para o esporte. Ele observou que o surfe é considerado também um esporte livre, que se confunde com um lazer. No Brasil, conforme informou, há cerca de 3,5 milhões de praticantes dessa modalidade, sendo muito difícil, conforme reconheceu, o credenciamento de instrutores para ministrar aulas de surfe, conforme determina o projeto.
O representante do Ministério do Turismo Diogo Demarco reconheceu que o setor deve ser normatizado, desde que em comum acordo com federações, associações e entidades ligadas aos esportes radicais e de aventura.
Acidentes
Mortes e constantes acidentes, muitos deles graves, que vêm mutilando atletas que praticam os chamados esportes radicais ou de aventura - como bungee jump, rapel, surfe, e montanhismo - levaram a CE a debater regras claras destinadas a dar mais segurança aos que praticam essas modalidades esportivas.
A audiência pública destinou-se a instruir o projeto. de autoria do senador Efraim Morais (DEM-PB), que deverá ser votado em breve pela CE em decisão terminativa. A proposição (PLS 403/05), cujo parecer já foi aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), chega a exigir o selo de controle de qualidade dos equipamentos usados em esportes radicais, a ser emitido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro).
A proposta de Efraim também condiciona a prática dos esportes radicais à qualificação técnica de instrutores e demais profissionais responsáveis pela preparação dos locais e operação de equipamentos, por meio de certificado obtido em curso específico. Cria também o Certificado de Comprador, emitido pelo Poder Público em favor do profissional autônomo ou entidade habilitada a prover a oferta de esportes radicais ou de aventura.
Cláudio Bernardo / Agência Senado(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Manual de Escalada Esportiva e Tradicional da Serra do Cipó

Para comprar online: http://www.mountainvoices.com.br/
Nas nas lojas de equipamentos de montanha.

terça-feira, 3 de junho de 2008

Treinamento de 1°s Socorros


Após muita espera para conseguirmos qualificar um grupo local para ajudar o Corpo de Bombeiros nas ações de resgate de montanhistas e escaladores na região da Pedra do Baú, recebemos o Dr. Tiago Jabes Fernandes neste domingo para ministrar um treinamento dePrimeiros Socorros em Áreas Remotas.


Tiago conduziu o treinamento enfatizando as ocorrências mais comuns na prática da escalada em rocha, ou seja, traumas em em decorrência de quedas. Foi um treino muito objetivo e proveitoso, tanto para quem precisava de reciclagem e tirar dúvidas, quanto para aqueles que nunca fizeram um curso de primeiros socorros.

Participaram 10 montanhistas moradores ou frequentadores assíduos da região, que tem possibilidades reais de estarem na cidade na eventualidade de uma emergência.

Participaram:
Rodrigo "Braga" (12) 9787.1656
Fernando Leal (11) 8397.0009
Roberto Sponchiado (12) 9789.3757
Brinco (12) 9762.6568
Rogério Santos (12) 8155.7352
Igor Viciana "Porva" (11) 9450.2358
Paulo João "Porva" (11) 9902.4526
Wagner "Guinho" Pahl (11) 9871-0398
Eliseu Frechou (11) 9729.4123
Maurício de Souza (11) 8907.1556
Papareli (piloto helicóptero PMESP) (12) 9741.1913

Nossos agradecimentos ao Dr. Tiago, que contribuiu para que possamos formar um grupo de pessoas que esteja preparada para emergências.