quarta-feira, 1 de julho de 2009

Ego ou Indignação ?




Conquista do A3 da Neurônios Fritos: Eliseu instalando a base. Foto: Beth Frechou. Felizmente feita em cromo, na época em que não existia Photoshop para manipular!

Nestes 3 últimos dias recebi quase 40 e-mails de apoio e indignação de pessoas que leram as calúnias e especulações levianas e mal intencionadas, sobre diversos acontecimentos ocorridos a 17 anos e que em nada contribuem para nosso esporte. Estas suposições foram motivos de resposta no HangOn. Mesmo assim as acusações continuaram e vou aqui dar as respostas, pois como já diz um velho ditado: uma mentira dita várias vezes se torna verdade para que a repete.


Ao Bruno, só tenho que pedir que, assim que sua visão o permitir, analise a foto acima. Como você vai notar, eu estou acima, de calça verde e blusa branca e bordô (roupa que usei muitos anos, inclusive na Distraídos), batendo a base acima do teto, e abaixo, uma pessoa de bandana na cabeça. Ela fala por si só e esclarece sua errada informação de quem fez o que.
Bruno, sobre sua menção a eu sempre escalar rotas difíceis acompanhado de escaladores de renome, respondo apenas que isso é felizmente é verdade. Eu sempre tive na vida a alegria de ter a confiança de escaladores de alto nível e escalar com eles. Isso de deve ao respeito, ética, e também ao currículo que assim como estes escaladores, tenho. E em todos os momentos, reparti igualmente as tarefas com meus companheiros de cordada, se tem dúvida, pergunte a eles e não faça deduções. Nenhum dos escaladores que você citou me pode transferir coragem ou conhecimento quando eu estava na ponta da corda. Mas isso você sabe. E no mais, poderia falar muito mais sobre suas recentes atitude e o péssimo caminho que você vem trilhando, mas vou deixar assim, pois gostaria muito que você recuperasse seus valores antigos, e de mente aberta, pudesse voltar a conviver com seus amigos verdadeiros.

Prezada Karina Filgueiras, nas duas últimas vezes em que você se pronunciou sobre mim, citou meus filhos e patrocinadores como motivo para eu cuidar da minha imagem. Vamos deixar claro que tanto meus filhos quanto meus amigos e patrocinadores conhecem minha história e não preciso me explicar a eles por essas acusações levianas que foram feitas ou insinuadas. O motivo de eu me pronunciar e perder tempo produtivo para respondê-las é de que mentiras me incomodam. Com relação ao seu pretenso profissionalismo no montanhismo, digo que você é dona, responsável técnica e patrocinadora do site brasilvertical, não? Este site vende os cursos do Bito. Isso é uma sociedade ou é filantropia? Não esconda o que é público.

À Mariana Simonetti que é para mim ainda uma figura fantasmal, pois nunca a vi pessoalmente, mas me acusa de ter ego inflado e ser causa de diversos males que nesta cidade ocorre, além de me achar mal humorado (sem me conhecer – como pode isso?), respondo:
1. Não confunda ego inflado com indignação. Quem me conhece sabe que não levo desaforo pra casa, sempre agi corretamente na vida, não tenho nada a esconder, então não vou ouvir calado provocações suas nem de ninguém. Não sou perfeito, assumo meus erros, mas não aceito os que não são meus e nem provocações de quem fala pelos outros, insinua situações e age de má fé. Ando de cabeça erguida onde vou, Mariana, em qualquer lugar do Brasil, assim como outras pessoas que foram por mim citadas. Pudera as pessoas que você diz ser fã, terem a mesma reputação. Tenho a vida correta e pública, não vou deixar suas insinuações venenosas me atingirem de graça.
2. Prezada, não sou candidato a Mister-Simpatia. Muitas vezes a simpatia e a alegria escondem armadilhas. Apenas citando um exemplo, traficantes tem que ser simpáticos, bacanões e populares, assim como também são os que querem lhe convencer a ir para o caminho errado – geralmente mais fácil e atraente.
Mas enfim, não entendi qual o seu interesse nisso: no fato de eu ser bonito, feio, simpático, ou mal-humorado? Já que você não me conhece, se você tem ouvido reclamações sobre o meu humor de pessoas que por aqui circulam causando problemas de acesso, invadindo propriedades, sendo chamadas ao fórum da comarca para se explicarem (como representantes de nossa comunidade) por entrarem em falésias de acesso fechado, usando drogas, acampando e bivacando em lugares impróprios ou de alguma forma extrapolando o convívio social nos points de escalada, pode estar certa que essas pessoas não tiveram minha simpatia. Tiveram sim que ouvir, bastante, sobre respeito e maneiras de se portar publicamente. Mariana, o que interessa à comunidade de montanha é o trabalho que faço, não se eu sou bem ou mal humorado.
3. Como você não cita “todos os problemas” que eu causo aqui, só posso presumir que você é do time que aqui vem extrapolar os limites. Se isso for verdade, pode estar certa que me terá sim, como fiscal - e barreira - para qualquer atividade negativa que reflita em nossa comunidade.
Note que em todas as atividades humanas existem pessoas que praticam o bem e outras que praticam o mal, e no montanhismo não é diferente. O policial é mal para o bandido, que por sua vez considera o policial seu inimigo... o lado em que você está, também influencia na opinião que você tem sobre as pessoas.
Prezada Mariana, tenho a certeza de que sou uma pessoa pró-ativa desde que me conheço por gente. Mostre-me o que tenho feito de errado e terei a humildade de consertar tudo o que não estiver correto. Caso contrário seja adulta e não repita opiniões de outros, nem seja preconceituosa ao manifestar-se sobre quem você não conhece, nem a pessoa, nem o trabalho, nem os amigos – mas parece conhecer, ouvir e tomar as dores apenas dos que o invejam.

Aos demais interessados em fomentar essa ridícula historinha para tentarem aparecer, digo que o episódio foi um tiro pela culatra - apenas chamou a atenção das pessoas de bem, que se convenceram de quem aqui está para causar intrigas, servir de menino de recados, tem uma visão caolha do que é o montanhismo e sua evolução, de quem parou ou não no tempo, quem tem coragem de escrever e assinar, e de quem se esconde e usa de outros para se manter em pé.

4 comentários:

Eliza disse...

Olá Eliseu, que legal, mostrar as escaladas do Sul. Seria uma honra participar... Mas,tenho minha defesa de mestrado por estes dias...Obrigada! Bons ventos no Sul.

Anônimo disse...

Frechou,

Vc é véio, feio, magrelo e casca grossa.
Também é a uma das pessoas mais integras que já conheci, que tem as montanhas e o esporte como way life e jamais agiria contra isto.
Fiz teu curso nos "primórdios" da escalada e aprendi a me relacionar com o meio e com as pessoas que com ele interagem.
Naquela época éra claro o objetivo de se abrir uma via; praticar e divulgar o esporte para todos os que se interessavam, com toda segurança possível.
Vias difíceis, clássicas, perigosas, expostas porém bem explícitas nos croquis, entra quem quer. Bem simples.
Abri algumas vias, montei uma academia(Adventures, a segunda de Sampa), dei instrução, dei minhas cabeçadas, vivi um pouco do esporte.
Hoje como Base Jumper continuo minha simbióse com as montanhas e lamento quando vejo pessoas perderem o objetivo ou mesmo não terem nenhum e divagar dentro do próprio égo, limitando-se a si mesmo.
Sooner or later haverá a integração do Base e da Escalada onde deveremos considerar o mínimo impacto em nossas aventuras e assim desenvolver o esporte com diretrizes inteligêntes.
Neste caminho não cabem égos.
Espero que a escalada retome o curso da interação entre o homem e a montanha e que se abram vias para que outros as repitam e sintam algo próximo do que sentiram quem as conquistou.
Grande beijo pra sua linda Familia!

OnHeadOpenings!

Ruy Fernandes - SP

Fernanda Cordeiro Magalhães da Rocha disse...

Eliseu,
nao sabia dessa palhaçada. Larga esse povo pra la, uma pessoa que fala de seus filhos nao merece respeito. E quem te conhece sabe que vc, alem de ser um dos melhores escaladores desse pais, eh um amigo que nao se encontra por ai.
Vejo que isso mexeu com vc e realmente eh horrivel quando vemos nosso nome em bocas maldosas. Estou aqui pra relatar minha indgnação perante esse fato, e dizer q, se forem citar nomes na internet, citem para o bem ou falem de si proprio. Nao falem de pessoas que dao o sangue pelo montanhismo. Eliseu vc eh o maximo, e as milhares de pessoas que te conhecem sabem disso, essas pessoas que falaram de vc, eu nem sei quem sao, mas se mostraram ousados e petulantes falando coisas, pelo visto, ridiculas e mentirosas.
Aiai, Deus-A toma conta desse povo ridiculo...
Eh seu sucesso que incomoda pode ter certeza velhinho!!!
Ô loco, te adoro!
bjs pra familia que ainda vou conhecer, mas que deve ser linda!!
Luz!!!!! Paz!! E saude!!!

Romulo disse...

Eliseu,aqui é o Romulo de Pouso. neguim muda pra sua cidade, usa o trabalho que voce desenvolveu e ainda fica no seu vaco, se fossem tudo o que falam, não tavam ai te enchendo, alias nem sei quem são eses mlks